Um ano de tinteiros grátis…

… mas com limites.

 

Ora boas, caros visitantes deste pequeno blog.

{#emotions_dlg.happy}

 

Como aficionado por tecnologias, estou sempre atento a potencias promoções e ofertas neste campo (nestes tempos quem é que não está? ). Por este motivo é que encontrei uma boa campanha que se encontra a ser realizada por uma superficie comercial em Portugal (prefiro manter ocultado o nome da loja, se bem que não está em nada “oculto”).

 

Ora bem, esta loja em particular encontra-se a ofrecer os tinteiros de certas impressoras da gama HP durante um ano. Até aqui nada de novo.

Sem duvida é uma boa campanha e a aproveitar para os intressados.

 

Mas é aqui que entra o ponto duvidoso. Como em todas (ou quase todas) as promoções/campanhas, existem as “letras minusculas” que, por norma, acabam por deitar sempre por terra as “boas campanhas”.

 

Na pagina online desta loja é possível verificar a seguinte imagem:

 

 

Uma pessoa, quando visita a pagina e verifica esta imagem, acaba por ficar interessado na oferta. Afinal não é todos os dias que é oferecido um ano de tinteiros grátis, e estes são bem caros.

No entanto surge, em letras quase impercetíveis (principalmente para quem já tem alguma idade) sem fazer zoom na pagina, a famosa “estrelinha”: Ver condições.

Ok, era bom demais para ser verdade. Um ano gratuito de tinteiros? Pois… Vamos lá ver essas condições.

 

Clica-se e nada abre. “*”’s na página não existem. Então onde estão essas condições que devem ser vistas?

 

Somente após alguns minutos é que se verifica que a loja decidiu “incorporar” as condições na alt tag da própria imagem. Para os menos conhecedores, o “alt tag” é o texto que é apresentado quando se coloca o rato sobre a imagem:

 

Eu não repreendo a HP pela “limitação” da campanha que se encontra a efetuar (e já lá vamos mais a frente), mas critico, com bastante desagrado, a atitude desta superfície comercial ao “ocultar” os termos da campanha desta forma.

Somente quem permaneça com o rato sobre a imagem por alguns segundos é que verifica o texto.

 

Alias, as “alt tag”, na grande maioria senão todos os navegadores, nunca são apresentadas de forma completa. Por norma, apenas surge uma quantidade limitada de texto nestas.

E é o que ocorre neste caso. O conteúdo da tag é bastante elevado, levando a que as condições acabem por nunca ser apresentadas na totalidade.

 

Quando um potencial comprador acede à loja verifica a imagem, em destaque, da oferta dos tinteiros. No entanto, e algum advogado que confirme, por lei é necessário indicar essas “condições” de forma explicita. Ora, a “Loja” encontra-se a “ocultar” estas condições para que somente quem tenha conhecimento técnico de informática ou websites as leia.

 

Como se verifica na imagem, o texto acaba abruptamente, deixando as reticencias finais…

 

Alias, o mais importante, que será a indicação da página da HP com as condições, é o ultimo texto a surgir nesta “alt tag”. Este link nunca será apresentado! No entanto ele está lá, como se vê no código fonte do site:

 

 

O problema e que nem toda a gente sabe como aceder ao código fonte de um website e, sejamos honestos, nem deve ter que saber para ler as condições de uma promoção…

 

Não seria bastante mais simples colocar o texto no site? Ou até criar um link para a pagina da HP com as condições da campanha?

  

Já agora, para os interessados, as condições encontram-se no site da campanha da HP (clique no link para abrir), sendo citadas em seguida:

 

“*Oferta feita via reembolso bancário para tinteiros HP standard, preto ou de cor, correspondentes ao modelo do equipamento adquirido sendo esta oferta limitada a 3 (três) tinteiros para as impressoras HP da gama Deskjet e a 5 (cinco) tinteiros para a gama Photosmart e ENVY. O número de tinteiros da oferta tem por base o consumo médio anual de tinteiros na gama DESKJET, PHOTOSMART e ENVY.

Na gama Deskjet apenas será admitido um pedido de um tinteiro por trimestre, sem prejuízo da limitação máxima a 3 (três) tinteiros de oferta. Já quanto à gama Photosmart e ENVY deverá haver um pedido de um tinteiro por trimestre, sendo possível um pedido extra em qualquer trimestre, perfazendo a oferta dos 5 tinteiros.

O pedido de reembolso deverá ser obrigatoriamente feito no decurso do mesmo trimestre em que se deu a compra do tinteiro sobre o qual o pedido de reembolso incide, para o que se considerarão os trimestres do ano civil de 2014 (ou seja: Janeiro a Março; Abril a Junho; Julho a Setembro; Outubro a Dezembro).Campanha exclusivamente válida na compra de impressoras HP Deskjet, Photosmart e Envy efetuadas entre 15 de Novembro e 31 de Dezembro de 2013.”

 

Quanto a campanha em questão, via-se que “era muita fruta” oferecer 1 ano de tinteiros gratuitos. No final, fica-se “limitado” ao que os engenheiros da HP consideram como “consumo médio”.

No entanto continua a ser uma boa campanha (e de aproveitar para os interessados).

 

Mas duvido que a superfície comercial criticada neste texto fique popular depois de os clientes descobrirem as “condições” somente depois da compra ou descobrirem que estas estavam “escondidas”.

 

Enfim… 

 

Share